sábado, 4 de janeiro de 2014

ICAO TEST for pilots - ANAC 2014 - Inglês para Pilotos

Instrução e Dicas para a Prova de Inglês ICAO/ANAC – English for Pilots

De acordo com as últimas mudanças feitas na prova
Warm-up

Nesse primeiro momento da prova - o “aquecimento”, o piloto deverá responder algumas perguntas sobre sua vida pessoal e profissional. Vale a pena lembrar que a prova ICAO não tem por objetivo avaliar conhecimento técnico (pois sua escola de aviação já deve ter feito isso pra você), mas desempenho. Em outras palavras, jargão técnico e palavras difíceis não devem ser a maior preocupação nesse momento, mas sim a capacidade do candidato de interagir efetivamente diante de perguntas (in)esperadas.

Listening

Existem dois tipos de atividades de listening. Uma na qual o candidato, colocando-se no papel de um piloto interagindo com um controlador, deve primeiramente cotejar (em três situações diferentes) uma instrução. Para cada uma das três situações, o piloto deve, após cotejar, informar um problema (proposto pelo examinador), assim como esclarecer o problema (miscommunication) para o controlador. Na outra atividade de listening, pede-se que o piloto interprete e relate (três) breves distintos diálogos (entre um piloto e um controlador/staff etc.), um a um. Pede-se também que o piloto compare as situações comentadas e diga a sua opinião sobre, por exemplo, qual evento pode ser considerado como o mais perigoso.
Uma dica importante é para que o piloto, a fim de não acabar caindo num tipo de teste de memória, tome nota das instruções do examinador, das coordenadas e dos eventos diversos durante o listening para quando ele tiver que usar (ou repetir) tais informações e/ou especificar uma posição. É neste momento onde o piloto pode facilmente se confundir ou se esquecer, ou não ter familiaridade com o assunto que pode acabar complicando o seu desempenho.

Diante disto, devemos destacar que o piloto é o único sujeito nessa interação capaz de esclarecer qualquer situação, seja ela entendida ou não. Quando confrontado com uma pergunta insignificante, devemos sempre solicitar esclarecimento seja ele como for, total (could you clarify the idea?) ou parcial (could you repeat the first/last part of that?), e é essencial expressarmos qualquer incerteza ao recebermos informações de uma prova de desempenho – a prova ICAO, pois essa é a finalidade da prova, saber se pilotos conseguem se expressar diante de conflitos que emergem de situações rotineiras, atípicas e de emergência. 

Picture description (Aviation Topics)

Nessa última parte, cabe ao piloto falar sobre algum tema retratado a partir de uma fotografia selecionada pelo examinador, algo corriqueiro na vida de um piloto, por exemplo, o(s) fator(es) que poderia(m) causar uma pane no motor representada pela foto de uma aeronave em voo, com fogo saindo de sua turbina. Nesse momento, o piloto deverá descrever a imagem e opinar sobre assuntos relacionados ao tema.